terça-feira, 13 de abril de 2021

ATPC – Diretoria de Ensino Regional de Carapicuíba Ciências Humanas 13/04/2021

 



ATPC – Diretoria de Ensino Regional de Carapicuíba

Ciências Humanas

Orientações aos Professores Coordenadores e Professores


A equipe de Ciências Humanas informa que o material referente a ATPC da DE será enviado por e-mail (pedagógico e administrativo) de cada unidade escolar, sempre no dia anterior à formação.

Cabe ao coordenador pedagógico encaminhar o material e as orientações para os professores que realizam a ATPC de Ciências Humanas, lembrando que os vídeos e os formulários estarão habilitados para uso no horário estabelecido na programação enviada pela EFAPE.

Para acessá-las basta ir até o canal do YouTube da Equipe CHT NPE Carapicuíba e buscar pelo vídeo de 13/04/2021, em https://www.youtube.com/c/EquipeCHTNPECarapicuíba.

Aproveite e se inscreva no canal, ative o sininho e receba notificações das postagens mais recentes, além das estreias. Se inscreva também no blog de Ciências Humanas da DE Carapicuíba, em: https://cienciashumanasnpecarapicuiba.blogspot.com/

Já o formulário, para ser respondido após a ATPC, não necessita de nenhum domínio específico, pois apesar de ter sido produzido através da ferramenta Google Forms, está aberto a quem possuir o link. A data limite para respondê-lo é 16/04/2021, no link abaixo:

https://forms.gle/BBdXDgPGDdtrkBmFA

 

DATA: 13/04/2021 terça–feira     Área do conhecimento: Ciências Humanas

2 ATPC por área do conhecimento com pauta sob responsabilidade da DER Carapicuíba (semana A)

            https://www.youtube.com/c/EquipeCHTNPECarapicuíba          ou

https://www.youtube.com/watch?v=5bMa-nNgAYs

 

Material disponibilizado para as ATPC de 13/04/2021

 

PPT utilizado nas ATPC de 13/04/2021 (disponível no blog, após o término das ATPC)   

https://drive.google.com/file/d/1PaKMRG5zrYKla_G5a_4GrVyv14KuHebV/view?usp=sharing

 

Programação CMSP

https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/

 

Tutorial Diário on line

https://drive.google.com/file/d/1VeXKlWfU0LcfR1zRQ6wS4HwLoKgIs2nD/view?usp=sharing

 

Como acessar o relatório de tarefas dos alunos no CMSP

https://www.youtube.com/watch?v=LzvvAaRqZFo&feature=youtu.be

 

Como utilizar o aplicativo do CMSP com dados patrocinados (sem custo com internet)

https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/downloads/Acesso%20com%20dados%20patrocinados.pdf

 

Como acessar o repositório do CMSP

https://www.youtube.com/watch?v=2V6EAgPX9xE

 

Repositório do CMSP

https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/inicio

 

Guia de uso do Google Classroom

https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/downloads/2020.05.07%20-%20Tutorial%20Classroom.pdf

 

Como habilitar o Google Classroom

https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/downloads/tutoriais/Tutorial%20Google%20Classroom%20-%20Habilitar.pdf

 

Como sincronizar as turmas no Google Classroom

https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/downloads/tutoriais/Tutorial%20Google%20Classroom%20-%20Sincronizar.pdf

 

Comunicado EFAPE de 05/02/2021

https://drive.google.com/file/d/10D4pOGRnY4fDnrmdPz1XX8ZGapNtdLez/view?usp=sharing

 

Comunicado EFAPE de 12/02/2021

https://drive.google.com/file/d/1vonCcYSDm0NMEDNUVnSZOJVglhfS3gpj/view?usp=sharing

 

Boletim COPED 316

https://drive.google.com/file/d/1Izaj_G1u3CpckuzEke0-y2NvmRUw43bC/view?usp=sharing

 

 

Sugestões de material com foco em diversidade cultural e importante para a implementação da lei 11645/08:

A Retomada de Identidade Étnica Curando as Feridas do Nosso Ser

https://youtu.be/cPmUk3WKD54

O Truque Colonial que Produz, o Pardo, o Mestiço e outras categorias de Pobreza

https://youtu.be/dvijNR9Nbgo

TV Indígena Mangueirinha

https://www.youtube.com/channel/UCSTB-2EdNkD4A0oxIAw6lrA

 

 


Novo Ensino Médio

http://nossoensinomedio.org.br/     Lançamento dia 13/04/21 às 19h00.

 


72 jogos sobre sustentabilidade – sugestão de blogo produzido por docentes e para docentes:

https://drive.google.com/file/d/1X5gLQqxim28X7-pBCmadvEl4ds0wrvVs/view?usp=sharing

 

 

REFERÊNCIAS utilizadas para construir a ATPC de 13/04/2021

 

BACICH, Lilian. MORAN, José. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre, Penso, 2018.

 

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf

 

CARVALHO, Rodrigo da Silv.  Breve histórico sobre a interdisciplinaridade. Portal Educação. Disponível em: https://siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/esporte/breve-historico-sobre-a-interdisciplinaridade/46547#:~:text=A%20interdisciplinaridade%20%C3%A9%20a%20integra%C3%A7%C3%A3o,de%20universidade%20e%20da%20escola.  Acesso em: 05/04/2021

 

CHERVEL, A. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, 2, 177-229 – 1990. Disponível em: Chervel, A. (1990). História das disciplinas escolares ...https://edisciplinas.usp.br .Acesso em: 05/04/2021

 

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade e transdisciplinaridade na formação de professores. Revista Ideação v. 10, n. 1, 2008. Disponível em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/viewArticle/4146 .Acesso em: 05/04/2021

 

FIRMINO, Roberta. O que são os itinerários formativos do Novo Ensino Médio? Portal Imaginie Educação, 2020. Disponível em: https://educacao.imaginie.com.br/itinerarios-formativos/ . Acesso em: 05/04/2021

 

JÚNIOR, Marcílio S; GALVÃO, Ana Maria de O. História das disciplinas escolares e história da educação: algumas reflexões - Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 391-408, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1517-97022005000300005&script=sci_abstract&tlng=pt . Acesso em: 05/04/2021

 

LIMA LAGES, Rita Cristina. Resenha História das disciplinas escolares no Brasil: contribuições para o debate. Revista Brasileira de História de Educação, vol. 5, núm. 2, pp. 221- 228, 2005 - Sociedade Brasileira de História da Educação Maringá, Brasil. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=576161079011 . Acesso em: 05/04/2021

 

KORTE, Gustavo. A transdisciplinaridade e a metodologia. In: II Congresso Mundial de Transdisciplinaridade. Vitória/ Vila Velha – Brasil, Setembro de 2005.  Disponível em: http://uece.br/eventos/spcp/anais/trabalhos_completos/247-38151-31032016-234042.pdf   . Acesso em: 08/04/2021.

 

Novo Ensino Médio: entenda os itinerários formativos. Porvir, 2019. Disponível em: https://porvir.org/novo-ensino-medio-entenda-os-itinerarios-formativos/ . Acesso em: 05/04/2021

 

Novo Ensino Médio: perguntas e respostas. Site MEC. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/publicacoes-para-professores/30000-uncategorised/40361-novo-ensino-medio-duvidas . Acesso em: 05/04/2021

 

PAVIANI, Jayme. Interdisciplinaridade: conceitos e distinções. 2. ed. Caixas do Sul: Educs, 2008.

 

POZO, Juan Inácio. A solução de problemas: aprender a resolver, resolver para aprender. Porto Alegre: Artmed. 1998.

 

Sem referência de autor. O que é Interdisciplinaridade? Portal Educação Disponível em: siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/o-que-e-interdisciplinaridade/31863#:~:text=Interdisciplina%20-%20Interação%20existente%20entre%20duas%20ou%20mais%20disciplinas.&text=Com%20isso%20inicia-se%20a,coordenação%20crescente%20entre%20as%20disciplinas. . Acesso em: 05/04/2021

 

THIESEN, Juares da Silva. A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem. Revista Brasileira de Educação vol.13 no.39 Rio de Janeiro. 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782008000300010 . Acesso em: 05/04/2021

 

VIÑAO, Antonio. A história das disciplinas escolares. Revista Brasileira de História da Educação, 2012. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/277869370_A_historia_das_disciplinas_escolares . Acesso em: 05/04/2021

 

ZABALA, Antoni. ARNAU, Laia. Como aprender e ensinar competências. Porto Alegre: Artmed. 2010.

 

Para as atividades profissionais utilize, preferencialmente, os endereços de e-mail @prof; @professor; @educacao; @servidor, pois são os endereços institucionais que permitem a utilização de diversas ferramentas Microsoft e Google disponibilizadas gratuitamente pela SEDUC para seus servidores e estudante.

 

Atenciosamente,

Equipe Ciências Humanas / NPE

Diretoria de Ensino Regional de Carapicuíba


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ferramentas educacionais digitais

  Fonte da imagem: https://br.freepik.com/vetores/ferramentas-educacionais/3 Caros Docentes e Equipes Gestores   Abaixo encontram-se lis...